google.com, pub-3438531551958973, DIRECT, f08c47fec0942fa0

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

LUIZ ADRIANO: UM POUCO SOBRE O NOVO “9” DO PALMEIRAS

Palmeiras


Atacante de 32 anos assinou contrato com o Verdão válido por quatro temporadas, jogador vai estrear no Brasileirão 2019. 

Reforço para o ataque do Palmeiras, Luiz Adriano retorna ao futebol brasileiro depois de 12 anos atuando no futebol europeu. Antes do Spartak Moscou, clube que vai manter 50% dos direitos econômicos do atleta durante os quatro anos de contrato com o Verdão, o atacante passou pelo Shakthar Donetsk, da Ucrânia, e pelo Milan, da Itália. 

Revelado pelo Internacional, Luiz Adriano tem marcas importantes na Europa e algumas polemicas. 

Relembre alguns momentos do atacante de 32 anos:


INICIO NO INTER E PARTICIPAÇÃO NO MUNDIAL DE CLUBES: 

A primeira temporada de Luiz Adriano no profissional do Internacional foi marcante. Em janeiro de 2006, ele marcou duas vezes em amistoso contra o Esportivo-RS, ainda durante a pré-temporada. 

Fora dos inscritos da Libertadores, competição vencida pelos colorados, ele passou a ser utilizado por Abel Braga no Brasileirão. Mas foi no Mundial de Clubes da Fifa que ganhou destaque. 

Depois de marcar o gol da classificação contra o Al-Ahly, na semifinal, Luiz Adriano entrou no segundo tempo da vitória por 1 a 0 do Inter contra o Barcelona, na decisão do torneio que foi vencido pelos gaúchos. 

QUASE VEIO AO PALMEIRAS EM 2009: 

Luiz Adriano no Palmeiras poderia ter ocorrido bem antes de 2019. Ainda em 2009, a diretoria do Verdão chegou a negociar com o Shakhtar Donetsk, mas esbarrou na pedida financeira do clube ucraniano, cerca de 10 milhões de euros. 

O Palmeiras, que na época tinha Toninho Cecílio como diretor de futebol e contava com apoio da Traffic, tentou negociar também por empréstimo, mas não obteve sucesso. O clube acertou naquela temporada com Keirrison e Ortigoza. 

TRANSFERÊNCIAS MILIONÁRIAS: 

Aos 32 anos, Luiz Adriano teve poucos clubes na carreira até o momento. O Palmeiras será a quinta camisa vestida pelo atacante. 

Antes da chegada ao Verdão, o atleta movimentou 11 milhões de euros em negociações. A ida do Inter para o Shakhtar Donetsk custou 3 milhões de euros ao clube da Ucrânia, onde permaneceu por nove temporadas. 

Em 2015, o Milan pagou 8 milhões de euros para tirar o atleta do Shakhtar. Na Itália, porém, apenas uma temporada e meia de pouco destaque antes de uma transferência sem custos para o Spartak Moscou, da Rússia. 

A conta poderia ser 15 milhões de euros mais cara se a negociação com o Jiangsu Suning, da China, tivesse sido concretizada em janeiro de 2016. 

JÁ JOGOU NA SELEÇÃO BRASILEIRA: 

Campeão sul-americano sub-17 em 2017, Luiz Adriano, que também disputou o Mundial da categoria no mesmo ano, jogou quatro amistosos com a camisa da seleção brasileira. 

Em 2014, com Dunga no comando, ele foi titular na goleada de 4 a 0 contra a Turquia, no dia 12 de novembro, e na vitória por 2 a 1 contra a Áustria, no dia 18 do mesmo mês. 

No ano seguinte, o atacante entrou em campo em mais dois amistosos, na vitória por 3 a 1 contra a França, no dia 26 de março, quando começou no banco, e foi titular na vitória por 1 a 0 contra o Chile, no dia 29 do mesmo mês. 

POLEMICA: PUNIDO PELA UEFA POR FALTA DE “FAIR PLAY” 

Em 2012, Luiz Adriano foi punido pela Uefa por causa de um gol marcado na goleada de 5 a 2 do Shakhtar Donetsk contra o Nordsjaelland, da Dinamarca, pela Liga dos Campeões da Europa. 

Quando a partida estava 1 a 0 para o adversário, o atacante aproveitou um chutão de Willian, que devolvia a bola após uma interrupção do árbitro na partida, dominou a bola, driblou o goleiro e marcou. 

Os dinamarqueses reclamaram da falta de "fair play" na jogada, e a entidade puniu o brasileiro com um jogo de suspensão. O presidente Shakhtar também criticou a atitude na época.


IGUALOU MESSI NA LIGA DOS CAMPEÕES: 

Dois anos depois da punição, Luiz Adriano voltou a ser notícia na Liga dos Campeões. Desta vez por um ótimo motivo. Na goleada de 7 a 0 da sua equipe contra o Bate Borisov, o atacante marcou cinco vezes e fez história. 

O feito do brasileiro igualou marca do argentino Lionel Messi, que também havia marcado cinco gols na vitória do Barcelona por 7 a 1 sobre o Bayer Leverkusen, da Alemanha, em 2012. 

NA RÚSSIA: 

A passagem de Luiz Adriano pelo futebol russo não teve tanto destaque. No Spartak de Moscou desde janeiro de 2016, o atacante conquistou dois títulos: o Campeonato Russo e a Supertaça da Rússia, ambos em 2017. 

Na temporada passada, ele foi expulso ainda no primeiro tempo da partida contra o PAOK, da Grécia, pela fase eliminatória da Liga dos Campeões da Europa, quando o clube russo acabou eliminado. 

De acordo com o site "O Gol", Luiz Adriano marcou 25 gols em 79 partidas. Em 2019, porém, foram apenas dois gols em 10 jogos disputados. 

E AI GALERA PALMEIRENSE, ESSE É O 9 QUE VOCÊS QUERIAM? VAMOS AGUARDAR...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprovamos comentários que expressam a opinião do leitor, comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG) serão excluídos.