google.com, pub-3438531551958973, DIRECT, f08c47fec0942fa0

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

ENTENDA A HISTÓRIA DO IMPROVÁVEL REBAIXAMENTO DO PALMEIRAS POR CAUSA DE DEL NERO

Del Nero


O Palmeiras tem sido o principal clube brasileiro nas últimas temporadas, isso porque em quatro anos conquistou três títulos nacionais, inclusive, o Campeonato Brasileiro da temporada passada. Falando assim é difícil imaginar o clube brigando contra o rebaixamento, como fez, por exemplo, em 2014 – ano de seu centenário – até a última rodada do Brasileirão. De acordo com a Fifa, porém, a equipe pode ser rebaixada por outro motivo. A informação é do jornal “O Estado de S.Paulo”. 

Segundo a publicação, o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro pode acontecer porque o clube manteve o ex-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, como integrante do Conselho Deliberativo mesmo depois de a Fifa, entidade máxima do futebol, determinar o banimento do ex-dirigente de qualquer atividade relacionada ao futebol por ele ter sido considerado culpado das acusações, entre outras coisas, de suborno e corrupção. O ex-cartola, por sua vez, afirma ser inocente.

De acordo com o jornal, a Fifa informou por meio de seu porta-voz que “o clube está sujeito às sanções previstas no artigo 64 do seu Código Disciplinar”, que foi atualizado em 2017 justamente após o escândalo de corrupção.

O regulamento da Fifa diz que em situações como essa, o clube “será avisado e notificado que, no caso de inadimplência ou não cumprimento de uma decisão dentro do prazo estipulado, pontos serão deduzidos ou será ordenado o rebaixamento para uma divisão inferior”. Além da queda para a Série B, o clube pode ficar impedido de realizar transferências de jogadores.

Seraphim Del Grande, presidente do Conselho Deliberativo do Palmeiras, explicou ao jornal que Del Nero se afastou do clube após a punição da Fifa. “Ele nos entregou um pedido de licença. Enquanto o caso com a Fifa ainda estiver com a possibilidade de recursos, iremos aguardar”, afirmou o dirigente.




O jornal destaca que, desde a punição, Del Nero não tem frequentado as reuniões do Conselho Deliberativo do Palmeiras, além disso, já existe no clube, desde o ano passado, uma movimentação protocolada por 18 conselheiros para que o ex-dirigente da CBF seja expulso do órgão. O clube, porém, “avaliou a situação e considera estar seguro contra qualquer punição”.

Jornalistas falam sobre o tema:

O risco, porém, é mínimo na avaliação dos jornalistas, já que Del Nero está afastado pelo clube desde o banimento dele pela Fifa.

– A posição oficial do Palmeiras, que a nossa equipe confirmou hoje com a assessoria, parece encerrar o caso. Se o clube diz que ele (Del Nero) está afastado, ao meu ver assunto resolvido. A Fifa diz que o Palmeiras está sujeito, mas não significa que vai ser punido. O que o Palmeiras vai ter que fazer é comprovar o afastamento. Além de tudo, o rebaixamento é a última instância das punições – opinou o apresentador Marcelo Barreto do canal Sportv.

O jornalista Rodrigo Rodrigues lembrou, durante o programa, que desde o ano passado há pressão interna no Palmeiras para a expulsão de Del Nero.

– Ele é conselheiro vitalício do Palmeiras, mas a punição da Fifa é eterna. Ele não pode nunca mais trabalhar com futebol. Pelo o que eu entendi, a Fifa quer que ele seja excluído mesmo.

Dois advogados ouvidos pelo "Estadão" apresentam análises diferentes sobre o caso. Um deles aponta que a licença é suficiente para evitar punições enquanto o ex-cartola ainda pode reverter a decisão. Outro afirma que o banimento está em vigor, e deve ser respeitado pelo Palmeiras, com a expulsão de Del Nero.

Recentemente, o filho de Del Nero, Marco Polo Del Nero Filho, foi eleito conselheiro vitalício no clube.


SERÁ POSSÍVEL ACONTECER O TERCEIRO REBAIXAMENTO DO PALMEIRAS? O QUE ACHAM GALERA? COMENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprovamos comentários que expressam a opinião do leitor, comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais (e-mail, telefone, RG) serão excluídos.