Um dos melhores elencos do futebol brasileiro, o Palmeiras mantém seu radar ligado também para o desempenho dos atletas que ainda têm contrato com o clube, mas que estão emprestados para outras equipes.
No total, 21 jogadores foram cedidos pelo Verdão para clubes do Brasil e do exterior. Fora do país estão os zagueiros Thiago Martins (Yokohama F. Marinos, do Japão) e Nathan (Grasshopper, da Suíça), o meia Allione (Rosario Central, da Argentina) e os atacantes Kaue (Lviv, da Ucrânia) e Yan (Estoril, de Portugal).
Deste grupo, Nathan soma nove jogos e um gol marcado na Liga Suíça na atual temporada, e Thiago Martins tem oito partidas na liga japonesa. Kauê entrou em campo três vezes pelo Campeonato Ucraniano, enquanto Allione tem oito jogos pelo clube argentino em 2019 – ele foi submetido a uma artroscopia no joelho neste mês.
Destaque do time sub-20 do Palmeiras em 2018, Yan tem nove jogos pela segunda divisão portuguesa, com dois gols marcados.
Os demais atletas emprestados pelo Verdão continuam no Brasil. Robinho, por exemplo, está no Cruzeiro desde 2016, mas tem contrato com a equipe alviverde até o fim de 2019.
O volante Daniel, que não foi utilizado no profissional, atuou na Série A2 do Paulistão pelo Rio Claro, enquanto Gabriel Leite defendeu o RB Brasil no Paulistão. O zagueiro Leandro Almeida vai permanecer no Paraná até o fim de seu contrato com o Verdão, assim como o lateral-direito Lucas, que vai disputar a Série B do Brasileirão pelo Botafogo de Ribeirão Preto.
Veja como foram os desempenhos dos outros palmeirenses no Brasil até agora:
Anderson, goleiro (Santa Cruz)
O goleiro de 1,90m chegou ao Palmeiras em 2013, para a categoria sub-15, e ficou até o ano passado, quando foi emprestado para o Santa Cruz após ser campeão paulista sub-20 em seu último ano na categoria.
No time pernambucano, Anderson vem sendo um dos principais destaques até agora. São 16 jogos disputados e 16 gols tomados. O Santa Cruz está na semifinal da Copa do Nordeste, quando encara o Fortaleza, e abriu a quarta fase da Copa do Brasil com derrota para o Fluminense no Rio.
Papagaio, atacante (Atlético-MG)
Artilheiro do time sub-20 do Palmeiras em 2018 e com passagem pela seleção brasileira da categoria, Papagaio foi emprestado ao Atlético-MG em janeiro, em negociação que motivou reclamação de alguns palmeirenses.
No Galo, porém, o atacante não deu sorte. Papagaio se lesionou e ficou um tempo fora. Por isso mesmo, fez apenas um jogo com a equipe mineira. Ele se apresentou com entorse no tornozelo esquerdo e fez até agora apenas 45 minutos com a camisa alvinegra.
Erik, atacante (Botafogo)
Depois de se destacar pelo Botafogo no ano passado, Erik chegou a iniciar a pré-temporada pelo Palmeiras em 2019. Mas, com pouco espaço, foi cedido mais uma vez ao clube carioca.
Com isso, Erik voltou ao Botafogo. Até aqui foram 16 jogos e 7 gols. Na Sul-Americana, ele marcou três gols em dois jogos. O time carioca está na segunda fase da competição continental.
Entre jogos do Campeonato Carioca, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana, o atacante entrou em campo 16 vezes e marcou sete gols, desempenho superior ao dos palmeirenses na temporada – os artilheiros do Verdão no ano são Ricardo Goulart e Gustavo Scarpa, com quatro gols cada.
Artur, atacante (Bahia)
Depois de uma ótima Série B em 2017, pelo Londrina, o atacante atuou em apenas sete jogos pelo time principal do Verdão no ano passado, prejudicado por duas cirurgias.
Emprestado ao Bahia, Artur já participou de 17 jogos e marcou três gols. Com Enderson Moreira, o atacante fazia parte do rodízio entre jogos do Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.
Agora sob o comando de Roger Machado, com quem trabalhou no Verdão, pode ter mais espaço após a conquista do titulo estadual.
Emerson Santos, zagueiro (Internacional)
Emprestado ao Inter desde o ano passado, Emerson Santos nunca teve status de titular absoluto da zaga colorada, hoje formada por Rodrigo Moledo e Victor Cuesta. Mas nunca comprometeu nas vezes em que teve oportunidade.
No total, ele soma 15 jogos pelo clube gaúcho e um gol marcado. Nesta temporada, disputou seis jogos até agora, todos pelo torneio estadual.
Matheus Rocha, lateral-direito (Vitória)
Matheus Rocha foi contratado pelo Palmeiras em 2017 para as categorias de base. Em 2018, o lateral participou com destaque das conquistas do Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista Sub-20. Ele chegou a treinar com o elenco profissional algumas vezes, mas não teve chance.
Depois de jogar seu último ano como sub-20, Matheus renovou com o Palmeiras e foi emprestado ao Vitória. Estreou com um lindo gol no primeiro Ba-Vi do ano. Mas o time rubro-negro ficou fora das finais do estadual e já foi eliminado na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste.
Até agora foram 11 jogos e um gol marcado pelo clube baiano, sendo dez partidas como titular.
Vitinho, meia-atacante (São Caetano)
Revelação promissora da base do Palmeiras, Vitinho chegou a atuar emprestado ao Barcelona B por uma temporada, retornando ao Verdão em junho do ano passado.
No Verdão, o meia-atacante atuou nas finais do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Paulista Sub-20, competições vencidas pelos palmeirenses, e depois foi emprestado ao São Caetano.
No Azulão, disputou o Paulistão e foi rebaixado para a Série A2, com dez partidas disputadas na elite do torneio estadual e dois gols marcados. De volta ao Palmeiras, não vem treinando com o elenco profissional.
Pedrão, zagueiro (América-MG)
Contratado em 2017 pelo Palmeiras, inicialmente para a categoria de base, Pedrão conquistou o Paulistão Sub-20 no seu primeiro ano pelo clube. Com destaque na equipe, foi promovido ao elenco profissional em 2018.
O zagueiro até foi relacionado para um jogo na Libertadores, ainda com Roger Machado, mas não entrou em campo nenhuma vez. Em 2019, foi cedido por uma temporada para o América-MG.
Reserva, Pedrão é a primeira opção para a zaga do Coelho, hoje formada por Paulão e Diego Jussani. Ele jogou apenas uma vez no Campeonato Mineiro.
Vinicius Silvestre, goleiro (CRB)
Com um jogo na campanha do título brasileiro de 2016, Vinicius Silvestre passou a ser emprestado desde então. Depois de jogar apenas uma partida pela Ponte Preta no ano passado, ele foi cedido ao CRB em 2019.
Até o momento, porém, o goleiro não participou de nenhum jogo da equipe, que foi vice-campeã do Campeonato Alagoano.
Vagner, goleiro (Novorizontino e Chapecoense)
Campeão brasileiro em 2016, quando chegou a ser utilizado em três jogos e depois perdeu a posição para Jailson, Vagner não foi mais aproveitado pelo Verdão de lá para cá.
Em 2019, o goleiro atuou pelo Novorizontino no Paulistão, com 12 jogos disputados e nove gols sofridos. A equipe de Novo Horizonte foi eliminada nas quartas de final, justamente contra o Palmeiras. Agora ele vai jogar a Série A do Brasileirão pela Chapecoense.
Pelo Grêmio Novorizontino, seu último clube, foram 12 jogos disputados e 9 gols sofridos. Agora o goleiro está na Chapecoense, e sua chegada foi boa até uma lesão em jogo contra o Corinthians, pela Copa do Brasil.
Matheus Sales, volante (Novorizontino)
Mais uma revelação das categorias de base do Palmeiras, Matheus Sales foi promovido em 2015, quando participou com destaque da segunda final da Copa do Brasil, contra o Santos – o Verdão conquistou o título.
De lá para cá, o volante vem acumulando empréstimos (Bahia, Figueirense e América-MG). Em 2019, disputou o Paulistão pelo Novorizontino, com sete jogos e nenhum gol marcado. Aguarda para ser negociado novamente.
QUAL DELES VOCÊ RESGATARIA DE VOLTA AO PALMEIRAS? COMENTE: