Por Renan F.M.
ESSAS NOVAS REGRAS JA ESTÃO VALENDO PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2016, CONFERE AI CADA UMA DELES QUE TEVE MUDANÇAS:
REGRA 1 – O CAMPO DE JOGO
*Toda publicidade comercial no campo deverá ficar ao menos 1 metro das linhas do campo.
*São permitidos logotipos/emblemas de associações de futebol, competições etc. nas bandeiras de tiro de canto (mas não publicidade).
MINHA OPINIÃO = Não vejo uma mudança que vai mudar nossas vidas, regra mudada por pura “formalidade”.
REGRA 3 – OS JOGADORES
*Tiro livre direto ou tiro penal: se um substituto, ou integrante da equipe, ou jogador expulso interferir na jogada.
*Se algo ou alguém (além de um jogador) tocar na bola que estiver entrando no gol, o árbitro validará o gol se a bola entrar no gol e o toque não tiver causa do impacto nos defensores (salvo no gol dos adversários).
*Se um gol for marcado com uma pessoa extra no campo e o árbitro tiver reiniciado a partida, o gol será validado e a partida prosseguirá.
MINHA OPINIÃO = É justo, pois imagina que sairia o gol e um médico do clube esteja passando ao lado do gol e interfira na jogada evitando o chute. Agora se isso acontecer será validado o gol.
REGRA 5 – O ÁRBITRO
*O árbitro não poderá mudar uma decisão quando o jogo já tiver sido reiniciado ou quando já tiver deixado o campo de jogo após o término da primeira etapa.
*Se ocorrerem mais de uma infração ao mesmo tempo, a mais grave será a punida.
*O árbitro pode expulsar um jogador a partir do momento em que entra em campo para a inspeção pré-jogo do campo.
*O jogador lesionado após receber uma falta punida com cartão vermelho ou amarelo pode ser rapidamente avaliado/tratado no campo e não precisa sair do campo.
MINHA OPINIÃO = As regras para os árbitros não mudaram muito, mas deram mais autoridade a eles, precisa ver se eles vão saber usar essa autoridade ou se vão ficar mais arrogantes com os jogadores. Sobre os jogadores serem atendidos dentro do campo acho que isso vai fazer os jogos ficarem mais tempo parados, já que hoje em dia os jogadores mais simulam do que realmente se machucam.
REGRA 8 – O INÍCIO E REINÍCIO DE JOGO
*A bola deve mover-se claramente para entrar em jogo em todo chute para reiniciar o jogo.
*A bola poderá ser chutada em qualquer direção no pontapé inicial.
MINHA OPINIÃO = Antes só poderia reiniciar uma partida rolando a bola para frente, agora não. O pontapé inicial pode ser um toque para trás, para o lado ou quem sabe um chute direto ao gol. Eu gostei!
REGRA 10 – DETERMINANDO O RESULTADO DA PARTIDA
*Um jogador temporariamente fora de campo (lesionado, por exemplo) no fim de jogo poderá participar das cobranças de pênaltis.
REGRA 11 – IMPEDIMENTO
*O tiro livre por impedimento é executado do local onde a infração se caracteriza, inclusive na própria metade do campo.
REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES
*Ofensa (infração) com contato físico contra substitutos, oficiais da equipe, árbitros, etc, passa a ser tiro livre direto.
*Falta fora de campo como parte do jogo normal será punida com tiro livre direto, sobre a linha que delimita o campo de jogo, no ponto mais próximo da infração, tiro penal se a falta ocorrer nos limites da área penal do infrator.
*Quando um jogador impedir um gol ou uma clara oportunidade de gol da equipe adversária com falta de mão deliberada, o jogador deve ser expulso onde quer que a falta ocorra.
*Quando um jogador cometer uma falta contra um adversário, dentro da própria área penal, que impedir um gol ou uma clara oportunidade de gol do adversário, e o árbitro conceder um tiro penal, o jogador infrator será advertido com cartão amarelo, salvo se:
- A falta for de segurar, puxar ou empurrar;
- O jogador infrator não tentar jogar a bola, ou quando não houver possibilidade de jogar a bola; ou
- A falta for punível só com cartão vermelho, independente da parte do campo em que ocorra (ex: falta grave, conduta violenta, etc...).
MINHA OPINIÃO = Regras mudaram para melhor, até porque antes o jogador poderia quebrar a perna do adversário e se tiver fora de campo o juiz não poderia marcar falta, agora ficou mais justo com as novas regras!
REGRA 14 – O TIRO PENAL
*Declaração clara de quando um tiro penal (TP) termina/se completa.
*Algumas infrações sempre serão punidas com um Tiro Livre Indireto (TLI), independentemente de o TP resultar ou não em gol:
- TLI se jogador não identificado cobrar o pênalti deliberadamente (cartão amarelo ao jogador que chutou);
- TLI se a bola for chutada para trás;
- Se ocorrer finta “ilegal” será sempre TLI (CA para jogador que cobrou o pênalti);
- Se o goleiro infringir a regra e o TP for perdido, o TP será repetido e o goleiro receberá CA.
EXPLICAÇÃO - Se o jogador fizer uma finta, não é o que chamamos paradinha, porque criamos nome diferente. Pode ocorrer à paradinha se não houver finta. O que não pode é, depois que o jogador botar seu pé de apoio para bater o penal, se ele fizer ameaça, e em seguida bater na bola, já é tiro livre indireto contra sua equipe, quer a bola entre, quer a bola não entre, e cartão amarelo contra o jogador.
REGRA 15 – O ARREMESSO LATERAL
*A nova redação esclarece que a bola deve ser arremessada com ambas as mãos.
REGRA 16 – O TIRO DE META
*Se a bola entrar diretamente no gol da equipe que cobrou o tiro de meta, será marcado um tiro de canto contra essa equipe.
*Um adversário que estiver dentro da área de penal no momento da cobrança de um tiro de meta não poderá jogar a bola antes de haver um toque em outro jogador.
REGRA 17 – O TIRO DE CANTO
*Se a bola, após um tiro de canto, entrar diretamente no gol do próprio jogador que a chutou, será marcado um tiro de canto a favor da equipe adversária.
MINHA OPINIÃO = Regra sem sentido! Como pode um cara cobrar o escanteio e a bola entrar no seu próprio gol (do outro lado do campo)? Se um dia isso acontecer eu me visto de mulher e coloco a foto aqui no Blog para vocês tirarem sarro de mim...kkkkkkkkk
E AI GALERA O QUE ACHARAM DAS NOVAS REGRAS E MUDANÇAS? DEIXE NOS COMENTÁRIOS ALGUMAS SUGESTÕES DE REGRAS QUE VOCÊS QUERIAM QUE MUDASSEM NO FUTEBOL. VAMOS PARTICIPAR! ABRAÇOS.